Saiba como se defender dos invejosos

Saiba como se defender dos invejosos

Compartilhe este artigo

Caim matou Abel por inveja.

Calma aí, eu sei que essa passagem bíblica não é nenhuma novidade. É só para lembrar que olho gordo não é invenção da moçada de hoje – já vem desde o primeiro homem que pisou na terra e que, portanto, já deveríamos ter aprendido algo sobre esse sentimento seca pimenteira.

A partir de uma reflexão aristotélica, e supondo que você, como um ser humano normal, sinta inveja, pense nas seguintes questões: Você sentiria inveja do aprendiz que acabou de ser admitido na empresa e anda perdido de um lado para o outro, procurando o martelo de borracha que não amassa pregos? Provavelmente não.

Você sentiria inveja do velhinho australiano que quase ao apagar da última velinha ganhou o prêmio Nobel por descobrir as propriedades nutritivas das patas do rinoceronte? Provavelmente não.

Sabe por quê? Segundo Aristóteles, porque “invejamos os que nos são iguais por nascença, parentesco, idade, disposição, reputação, bens em geral”, e tanto o aprendiz quanto o velhinho cientista são avaliados num nível tão distante de inferioridade ou de superioridade aos nossos olhos, ou aos olhos dos outros, que não os consideraríamos iguais a nós.

Da mesma forma, sentimos inveja daqueles que almejam os mesmos objetivos que nós, não daqueles que estão com a cabeça voltada para outros horizontes; daqueles que venceram com facilidade nas situações em que fracassamos, ou tivemos que fazer muito sacrifício para atingir o mesmo resultado, não daqueles que fracassaram nas situações em que nos tornamos vencedores.

Resumo da ópera: Sentimos inveja de quem nasce na mesma casa ou no mesmo bairro, trabalha na mesma empresa ou na mesma atividade, disputa o mesmo mercado. Isto é, parente, amigo, colega e concorrente.

Os invejosos estão mais próximos do que imaginamos. É claro que não é para ficar paranoico e começar a andar com galho de arruda na orelha, mas sim para saber quem são, onde estão e como agir com eles da maneira mais adequada.

Ah, se você estiver por cima da carne seca, tome banho com sal grosso que também é muito bom.

Reinaldo Polito

Reinaldo Polito

Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e professor de oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político e Gestão corporativa na ECA-USP. Escreveu 31 livros, com mais 1,5 milhão de exemplares. Contrate para palestras e eventos.

Compartilhe este artigo

Continue lendo...