Confiança, o novo capital da marca

Confiança, o novo capital da marca

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Segundo o relatório de 2021 da Eldeman Truster Barometer, empresa que mede o grau de confiança no mundo, traz que:

79% das pessoas compreendem que confiar na marca é mais importante do que amá-la.

Ou seja, confiança também é um sentimento, e empresas e pessoas vão buscar comprar de quem confiam.

 Você se casaria ou faria negócios com quem não confia? Afinal confiançaé a base de qualquer relacionamento.

Quando a nossa marca (empresa ou marca pessoal), constroem relações fortes de confiança, tudo o que fazemos ou como fazemos amplia a nossa capacidade de gerar negócios.

Mas como se dá a primeira etapa do de confiança:

  • No primeiro nível é pela VISIBILIDADE – é o primeiro ponto de contato com a marca, afinal é em 3 milésimos de segundos que a nossa percepção é formada. E como costumo dizer: a primeira impressão é a que fica;
  • No segundo nível é pela CREDIBILIDADE – a medida que vamos avançando o contato com a marca de forma consistente e assertiva, geramos o fator lealdade e ampliamos a confiança;
  • No terceiro nível é pela RENTABILIDADE – é quando ganhamos de vez a confiança e começamos a ser indicados e fazemos da recorrência um fator que pode ser medido. Afinal de contas fomos comprados, e se somos comprados, somos vendidos.

Busco trazer em todos os processos que desenvolvo de gestão de marca pessoal e carreira, que somos uma marca em movimento e todo o ponto de contato importa, seja ela on ou off-line, e para isso:

  1. Tenha clareza da sua Identidade, quem você é, seus valores, pontos fortes, sombras da marca e vulnerabilidades, ou seja, clareza do que você não negocia, do que é importante e traz sentido e significado para você ou sua organização;
  2. Alinhar sempre o seu discurso a sua prática, para isso requer alinhamento da sua identidade, da imagem percebida e projetada e da reputação tornando ela um crédito da marca;
  3. A capacidade de fazer promessas e entregas de forma consistente e alinhada a expectativa gerada, para ter o direito de fazer novas promessas. Aqui é a experiência do cliente e do contato dele com você que vai ditar a regra;
  4. Fortalecer a confiança através da sua rede de relacionamentos, a fim de criar laços de lealdade e que sejam sustentáveis aos valores da sua marca. Como diria Covey, em seu livro A velocidade da confiançaViver é conviver e é preciso que estabelecemos em todo o processo uma comunicação clara, objetiva e assertiva. Evitando ruídos de marca.

Lembre-se cada ponto de contato com sua marca IMPORTA. E é preciso gerenciá-la.

Janaína Paes

Janaína Paes

Janaina Paes é especialista em mentoria de carreira e personal branding, com foco em Palestrantes, Executivos e Profissionais Liberais. Desde 2010 vem se dedicando a auxiliar pessoas e empresas a cuidar, valorizar e potencializar carreira e imagem, atuando de forma contínua como agente de mudanças na vida pessoal e profissional de seus mentorandos.

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