Palestrantes

Home
Palestrantes

    Maestro João Carlos Martins

    Sem dúvida, o Maestro João Carlos Martins é reconhecido como o maior pianista brasileiro de todos os tempos. 

    Em setembro de 1982, o exigente jornal New York Times se referia a ele como um dos maiores pianistas da atualidade. Já a revista New York Magazine, juntamente com o Boston Globe, ressaltavam o talento de João Carlos Martins, colocando-o como o mais excitante intérprete de Bach a surgir depois do legendário Glenn Gould.

    Toda esta relação lírica tecida com o piano teve início aos 8 anos de idade, quando João Carlos Martins passou a estudar com o professor José Kliass. Ainda jovem, despertou a atenção de toda a crítica musical brasileira com suas performances, únicas pela intensidade com que eram interpretadas.

    Aos 18 anos foi o único escolhido no Festival Casals, entre candidatos das três Américas, a dar o Recital Prêmio em Washington. A apresentação bem-sucedida teve como conseqüência sua estréia no Carnegie Hall, de Nova Yorque, patrocinada pela ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Eleonor Roosevelt.

    Sua carreira teve como um dos pontos altos o fato de ter gravado a obra completa de Bach para teclado. A paixão de João Carlos Martins pela música originou o documentário franco-alemão ¨Martins Passion¨, vencedor de 4 Festivais Internacionais. 

    Com problemas que prejudicaram a mobilidade de suas mãos João Carlos Martins teve que abandonar o piano, mas sua ligação com a música é tanta, que o fez iniciar na carreira de maestro.

     

    A PALESTRA

    "Superando Desafios"

    Iniciará com um vídeo de 10 minutos produzido pelo Sr. Ricardo Carvalho que retrata toda a vida artística do João Carlos Martins, passando pelo início de sua carreira no piano, com um concerto triunfal com o maestro Zubin Metha até os acidentes das mãos, o fim da carreira de piano e o início na carreira como regente. Após o vídeo, Martins falará por cerca de 35min. e abordará temas como resiliência, superação, foco em resultado, trabalho em equipe. Nos 15 min. finais Martins tocará ao piano uma peça de J. S. Bach e Tom Jobim.



    Entre em contato com Maestro João Carlos Martins

    Receba mais informações sobre Maestro João Carlos Martins.