Palestrantes

Home
Palestrantes

    Gustavo Franco

    Estrategista-chefe e presidente do conselho de administração 

    Gustavo H. B. Franco é o estrategista-chefe da Rio Bravo, presidente de nosso conselho de administração e um de nossos sócios fundadores.

    Foi presidente do Banco Central do Brasil entre agosto de 1997 e janeiro de 1999, tendo sido, nos quatro anos anteriores, diretor da Área Internacional do Banco Central e Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Durante o período em que esteve no serviço público, Gustavo teve participação central na formulação, operacionalização e administração do Plano Real. Conduziu diretamente a operação dos mercados, negociações financeiras internacionais (Plano Brady, acordo com o FMI em 1998), lançamentos de bônus da República, re-estruturações bancárias (PROES, PROER, privatizações) e aspectos regulatórios próprios das atividades de bancos centrais.

    De 1986 a 1993, Gustavo foi professor e pesquisador do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -- uma atividade que retomou em 2004 -- e foi consultor de diversas organizações internacionais, de órgãos dos governos federal, de Estados e do Município do Rio de Janeiro, bem como de várias empresas privadas nacionais e estrangeiras. Também foi professor visitante e fellow na University of California Los Angeles, Stanford e Harvard.

    Gustavo é membro do conselho de administração do Banco Daycoval, mantém atividade acadêmica (aulas e pesquisas) e escreve regularmente para jornais e revistas. Tem dez livros publicados e mais de uma centena de artigos em revistas acadêmicas. 

    É bacharel (1979) e mestre (1982) em economia pela PUC do Rio de Janeiro e PhD (1986) pela Harvard University.

     

    A PALESTRA

    Economia e Política

    Conjuntura Econômica e Tendências 

    Premiado como economista e como formulador de política pública, reconhecido como um dos mais produtivos pensadores brasileiros modernos, Gustavo Franco é um economista incisivo, a quem não falta o gosto pelo debate. Longe do dia-a-dia da política econômica, dedica-se com afinco à discussão dos rumos e desafios da economia brasileira.



    Entre em contato com Gustavo Franco

    Receba mais informações sobre Gustavo Franco.