Palestrantes

Home
Palestrantes

    Ciro Gomes

    É dono de um vasto e brilhante currículo político e administrativo. Em 1982, com 25 anos, elegeu-se deputado estadual. Em 1986, reelegeu-se deputado e logo assumia a liderança do governo de Tasso Jereissati na Assembléia Legislativa do Ceará.

    Em 1988, Ciro foi eleito Prefeito de Fortaleza. Em outubro de 1990, aos 32 anos de idade, Ciro venceu as eleições para o Governo do Ceará, tornando-se o mais jovem governador da história do País. Também foi reconhecido como o Governador mais bem avaliado do Brasil. 

    A convite do presidente Itamar Franco, Ciro Gomes assumiu o Ministério da Fazenda, com a missão de enfrentar e vencer uma grave crise que ameaçava o então nascente Plano Real. 

    Ciro foi candidato à Presidência da República nas eleições de 1998 e 2002.

    Convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes assumiu o Ministério da Integração Nacional;

    Na eleição de outubro de 2006, Ciro Gomes candidatou-se a uma cadeira de deputado federal, sendo o mais votado proporcionalmente de todo o país: ele obteve 667.830 mil votos, o equivalente a 16,19% de toda a votação dos cearenses para a Câmara Federal. 

    Ciro Gomes é também autor dos livros: No País dos Conflitos (1994); O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo (1995), em parceria com o professor Mangabeira Unger; Um Desafio Chamado Brasil (2002).

     

    A PALESTRA

    Conjuntura Político-Econômica do Brasil



    Entre em contato com Ciro Gomes

    Receba mais informações sobre Ciro Gomes.