Palestrantes

Home
Palestrantes

    Renato Alves

    Foi reconhecido oficialmente em 2006 como primeiro recordista brasileiro de memória, pelo RankBrasil, o livro dos recordes brasileiro. Hoje, destaca-se como um dos mais influentes nomes da memorização no Brasil, contabilizando 12 anos de experiência, mais de 200 mil pessoas capacitadas com uma ferramenta patenteada que é um modo muito especial de utilizar a memória, o Método Renato Alves.

    Como pesquisador, trouxe importantes contribuições para a profissionalização da atividade no Brasil. Rompeu com os métodos tradicionais de ensinar memorização e foi o primeiro especialista a desenvolver um seminário com 8 horas de duração, enfatizando a concentração como característica primordial para uma boa memória; introduziu um método de memorização que é referência entre profissionais da memória (mnemonistas), com técnicas funcionais, inovadoras e de aplicação imediata, que dispensam treinamentos posteriores.

    A popularidade de Renato atinge hoje o seu clímax com diversas aparições em revistas, jornais e televisões locais e nacionais. Renato tornou-se conhecido ao público com entrevistas nos programas Mais Você, com Ana Maria Braga, Tribuna Independente, da Rede Vida, Hoje em Dia, comandado por Britto Jr., Ana Hickmann e Edu Guedes, na Rede Record de televisão, Bom dia Mulher com Olga Bongiovanni, na Rede TV, Pra Valer, com Claudete Troiano, Programa Gilberto Barros, pelo canal Bandeirantes, Sem Censura, da TVE Brasil, além de programas da Canção Nova e canais regionais ao longo do país.

    A gama de parcerias em que Renato Alves atua se estende a cursos ministrados em universidades públicas e particulares, órgãos do governo e empresas multinacionais, nos quais atende a profissionais e estudantes que vivem um cotidiano de muita informação, pouco tempo disponível e nenhuma técnica que os ajude a memorizar.

    Renato Alves é formado em Computação, estudou Ciências Cognitivas e Filosofia da Mente pela Unesp e como escritor, publicou as obras:

    - Os 10 Hábitos da Memorização – Desenvolva uma memória de elefante;

    - Branco na Memória – Saiba quais são as causas e o que fazer para evitar;

    - Diálogo sem Duelo – Comunicação, liderança e inteligência Emocional;

    - O Segredo dos Gênios – Técnicas de estudo e memorização;

    - DVD – Os Caminhos do Sucesso;

    - Coleção – Técnicas de Estudo, Memorização e Concentração – Livro e DVDs.

     

    O CURSO

    TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO E CONCENTRAÇÃO

    Carga horária – 8 horas

    Principais temas abordados:

    1) Memorização, do ponto de vista das Ciências Cognitivas

    Como utilizar a memória com inteligência e como elaborar estratégias eficazes para memorizar tudo até 10 vezes mais rápido.

    2) Concentração, do ponto de vista da Filosofia da Mente

    Você vai conhecer e se surpreender com forma como buscaremos entender a origem das distrações e aprenderá como conter um fluxo de pensamentos inadequados.

    3) Recursos para leitura concentrada, teoria e prática

    Uma leitura é satisfatória quando o leitor se lembra do que foi lido. Mas para que aja retenção é necessário que aja concentração durante a leitura. Neste tópico o professor Renato usará toda a sua experiência como mnemonista profissional e o ensinará a obter concentração máxima na leitura.

    4) Memorização de textos simples e técnicos, teoria e prática

    Além de aprender a ler com qualidade, o participante aprenderá a memorizar os textos lidos com ferramentas de fixação para criação de memórias de médio ou logo prazo.

    5) Técnicas para estudo de textos, preceitos da Metodologia Científica

    Para aqueles textos técnicos e de difícil compreensão, apresentaremos soluções práticas simples que ajudarão na interpretação e domínio do material. Reforçando: todas as técnicas apresentadas têm forte embasamento científico e, portanto, funcionam.

    6) Soluções simples para resolver praticamente todos os tipos de esquecimentos

    Para que você não confunda falta de memória com falta de estratégias, vamos listar uma gama de possibilidades de ferramentas para que você evite qualquer tipo de esquecimento e seus inevitáveis prejuízos.

    7) Soluções para entender, prevenir e reverter os Brancos na Memória

    Nem todo lapso de memória é legítimo, muitas vezes ocorrem por falta de técnicas de recordação. Neste sentido, apresentaremos técnicas poderosas para você lembrar em detalhes daquela aula, palestra, filme ou livro que leu. 



    Entre em contato com Renato Alves

    Receba mais informações sobre Renato Alves.