Palestrantes

Home
Palestrantes

    Nuno Cobra

    Iniciou suas atividades profissionais trabalhando com  treinamento personalizado em 1952 - o que, várias décadas depois, passaria a ser chamado de "personal training". Em seguida, iniciou seu trabalho com atletas tendo como primeiro aluno Dr. Sebastião Carneiro, tenista, hoje com 93 anos. Nuno ganhou notoriedade pelo trabalho de preparação física que desenvolveu com atletas de fama internacional, como o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, a quem treinou durante dez anos.

    Aos poucos ia colocando em prática de forma espontânea seu método, desenvolvido através de seu próprio auto-conhecimento e do desenvolvimento pessoal realizado em sua adolescência.

    Entusiasmado com sua própria evolução pessoal e com os resultados que vinha conseguindo com seus alunos na aplicação de seu ainda rústico método de trabalho (onde buscava desenvolver a pessoa como um todo utilizando o corpo físico), foi, mais tarde, cursar Educação Física despertando seu interesse pelo conhecimento do dinâmico funcionamento dos corpos físico, mental, emocional e espiritual. E isso tornou-se sua paixão pelas décadas que se seguiram.

    Daí em diante estudou fisiologia, sociologia, filosofia, psicologia no país e no exterior, tornando-se por quase duas décadas um viajante entusiasmado percorrendo o mundo, buscando ávida e apaixonadamente  mais conhecimento a respeito do pleno funcionamento do ser humano. Percebeu rapidamente que suas idéias eram completamente diferentes, pois entendia o homem como um todo onde tudo era absolutamente interdependente, diferentemente daquela visão anacrônica da ciência da época que entendia o organismo humano montado em departamentos estanques e absolutamente independentes.

    Essa sua visão agressiva para a época, o faria sofrer muito e ser interpretado como um "louco", dificultando sobremaneira a continuação de seu trabalho dentro das Universidades. Como uma necessária proteção, tomou-se uma marginal da sociedade e do academismo. Mas, movido pelos resultados excelentes de seus atletas, conseguiu força interior suficiente para, mesmo absolutamente isolado,  trazer à década de 90 suas idéias originais.

    Portanto, utilizando o corpo como ferramenta, Nuno Cobra desenvolve o potencial de cada pessoa que passa por suas mãos.

    Depois de formado levou seu método para um Instituto de menores excepcionais carentes recém-inaugurado pelo governo do estado de SP onde pôde aplicar o que tinha para si como ideal de vida: desenvolver cada ser humano utilizando o corpo como um caminho para o desenvolvimento mental, emocional e espiritual.

    Embora formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo - USP, foi na prática que pôde desenvolver todo seu método de trabalho que, aliás, contrariava muito a ciência da época.

    Com premissas do tipo chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo ou que o pensamento é movimento em potência e o movimento é o pensamento em ação, Nuno Cobra traçou seu caminho às margens do academismo, sentindo que seu modo de pensar realmente era um pouco ousado e de difícil entendimento para os idos de 1960.

    Trabalhou com menores infratores, presidiários, empresários, atletas olímpicos e ícones de modalidades esportivas do Brasil e exterior.

    Esses mais de 40 anos de trabalho, pioneirismo e sucesso fazem de Nuno Cobra o maior expoente na área de treinamento humano personalizado.

     

    A PALESTRA

    “Integração entre Corpo, “Mente, Emoção e Espírito

    TEMA ESPECÍFICO:

    A Semente da Vitória (O Livro).

    A palestra de Nuno Cobra, “Integração entre corpo, mente, espírito e emoção”, aborda sua filosofia de trabalho e mostra como a descoberta do corpo e do prazer de viver revela-se essencial para que se parta em busca de novas conquistas, despertando uma motivação que, sem limite de idade, está ao alcance de todos. 

    Equilíbrio físico, mental e espiritual, Cuidados com a Saúde, Consciência Corporal, Qualidade de Vida e Administração do Stress são outros temas que podem ser abordados nas palestras de Nuno Cobra. 



    Entre em contato com Nuno Cobra

    Receba mais informações sobre Nuno Cobra.